LIGAR

Contactos e localização

Controlo de Peso, Saúde Articular e Longevidade

Telefone: 21 974 84 21
Telemóvel: 91 944 88 24
Email: geral@tojalvet.com

Morada: Rua dos Arneiros nº4
2660-131 Sto. Antão do Tojal

 

Controlo de Peso, Saúde Articular e Longevidade

Controlo de Peso, Saúde Articular e Longevidade

Centro Médico Veterinário TojalVet

Controlo de Peso, Saúde Articular e Longevidade

CONTOLO DE PESO, SAÚDE ARTICULAR E LONGEVIDADE

Tal como nos seres humanos estes três factores estão directamente relacionados nos animais.

Pode não parecer mas o excesso de peso provoca a sobrecarga de todo o corpo em particular as articulações e do aparelho cardio-respiratório pois há uma massa maior para mover e depósitos de gordura à volta do coração e dos orgãos do aparelho respiratório.

Por outro lado, como o tecido adiposo é pouco irrigado, o seu metabolismo produz substâncias tóxicas que vão danificar vários orgãos, provocando uma “intoxicação” do organismo.

O controlo de peso é assim essencial desde o nascimento. Um animal que cresça com um peso superior ao indicado pode desenvolver deformações ósseas e articulares que vão condicionar toda a postura ao longo da vida e fazer com que necessitem de cuidados mais precocemente.

Durante o crescimento é também fundamental o equilíbrio nutricional, particularmente de cálcio nas raças grandes e gigantes, para não haver calcificação precoce das articulações.

O exercício físico é também importante para o bom desenvolvimento musculo-esquelético mas de uma forma adequada. Grandes corridas, saltos, caminhar em pisos irregulares como a areia seca e a terra lavrada pode ser prejudicial, pois mesmo os animais que nascem com boa genética podem fazer uma luxação articular, rotura muscular, rotura de tendão, etc., que não sendo imediatamente diagosticada e, muitas vezes, tratada com recurso a técnicas de reabilitação e fisioterapia levam a patologias e desenvolvimento de dor crónica que limitam a qualidade de vida e, frequentemente, a longevidade do animal.

Quase todos nós já escorregámos ou torcemos alguma articulação e desvalorizámos a situação ou fizemos antinflamatórios orais e locais mas temos esporadicamente dor em alguns movimentos ou quando o tempo muda... Isso scontece porque houve microrroturas de fibras musculares,de tecido conjuntivo, vasos sangíneos, etc tendo-se desenvolvido uma reação inflamatória com consequente cicatriz que, consuante a dimensão e localização, pode impedir o uso normal da estrutura que foi danificada. Aos nossos amigos animais acontece o mesmo.

O peso ideal é característico de cada animal e da sua estrutura óssea. A forma mais fácil de saber se o nosso amigo está com o peso certo é observar a sua conformação nas tabelas que existem para esse efeito.

A obesidade não ocorre exclusivamente por excesso de ingestão de calorias em proporção à actividade física realizada. Existem várias patologias endócrinas que podem conduzir à obesidade e a outros problemas graves. É preciso ter muita atenção a como se reduz a ingestão de calorias em casa. A redução da quantidade de uma ração de baixa qualidade pode resultar num desequilibrio nutricional igualmente grave, pois as rações mais económicas usam os hidratos de carbono e gordura para manter os animais “gordinhos e com bom aspecto” em deterimento de outros nutrientes essenciais mas mais caros. As rações para redução e controlo de peso (lamento, mas não são as “light” do supermercado) são especialmente formuladas para fornecer todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo e ainda assim um menor aporte de calorias.

Frequentemente observamos animais na consulta com problemas graves e de impossível resolução definitiva porque já os têm há demasiado tempo e nada mais podemos fazer do que cuidados paliativos com medicação e nutracêuticos.

Consulte o seu veterinário. Por vezes um pequeno investimento económico e de tempo ao longo da vida do seu animal compensa na qualidade de vida e felicidade para ambos pois reduz a existência de doenças crónicas.

Marcações

Identificação do dono

Identificação do Animal

Motivo da consulta